terça-feira, março 30, 2010

Exposição Lug Brasil dia 27-03-2010

E no último sábado 27-03-2010 houve mais uma exposição do Lugbrasil. Desta vez a convite da Loja Semann na região da 25 de Março. Veio muito a calhar o convite pois pudemos fazer uma expo junto com nossa habitual reunião mensal! Aproveitamos para colocar a conversa em dia e já nos prepararmos para uma super exposição que o Lug fará no colégio Fênix localizado na cidade de São Caetano do Sul no próximo mês.

Para esta evento tivemos a presença do portal UOL que tirou várias fotografias do layout que poderão ser vistas neste link.

Na fotografia acima estão reunidos os fundadores do Lug - esquerda para direita - Ildefonso, Wcavalli, Luiz Rizzo, Thiago Negreli, Luciano Ferraro, Fábio Fiss e Ricardo Obara. Crédito da foto UOL.

terça-feira, março 23, 2010

MAN truck with truck cabs by Selander

Ontem recebi um e-mail do meu amigo Selander com mais uma brilhante construção! Trata-se de um caminhão da marca MAN em 6W. Até para informação geral, aqui no Brasil a MAN está chegando graças a fusão com a marca Wolksvagen caminhões e ônibus, para concorrer com a Scania, Volvo, Ford, Iveco e MB no transporte pesado.



Mas vamos ao moc em si. A frente do caminhão com o logotipo da marca adesivado, os faróis , a porta e o rerovisor, conferem ao moc uma grande semelhança com os caminhões originais. Destaco também o tanque de combustível, portas e principalmente as cores em branco e cinza claro, deixando um constraste muito agradável para quem olha, e não 'competindo' com as cabines que estão sendo carregadas.


Cabines do nosso 'amigo' Pierre Normandin! Muito bem construídas, com um estilo próprio e cores fantásticas. Particularmente achei esta idéia de transportar cabines simplismente excelente! As vezes eu encontro no caminho para o serviço caminhões trasnportando chassis de caminhões e ônibus da Ford, mas nunca encontrei um transportando cabines!!




Acima uma fotografia mais detalhada das cabines e a carreta em 3 eixos no estilo prancha. Simples, porém ótimas para o transporte da carga. Mais uma vez o Town Truck parabeniza o parceiro e amigo Thomas Selander por mais um belíssimo MOC e pela gentileza de enviar as fotografias de excelente qualidade.

sábado, março 20, 2010

Highway Rig in minifig scale


Hoje recebi esta ótima dica do Maurício, membro do LugBrasil. Trata-se do set Model Team 5580 porém na escala minifig. O construtor RJBROWN conseguiu reproduzir com enorme qualidade o set neste tamaho. A construção ficou excelente com a utilização de técnicas snots principalmente no capô e nos aerofólios.
Na parte de trás da cabine tem um estepe, local para engate de carretas, além de para lamas, tudo bem harmônico. Este é um dos mocs que mereciam com certeza se tornar um set na escala minifig! Mais fotografias poderão ser vistas neste link no Brickshelf.

segunda-feira, março 15, 2010

Scania semitrailer 3 by Selander.


Scania semitrailer 3, upload feito originalmente por Thomas Selander.

Visitando o Flickr me deparei com mais um truck do Selander! Desta vez um que transporta containers. O Scania em vermelho e com listas pretas para mim é uma das combinações de cores mais interessantes. O cinza constrasta deixando com uma aparência suave e muito agradável.

Para os detalhes, destaco o tanque de combustível, alavanca de câmbio, para lamas traseiros, retrovisores, além do design limpo da prancha. O adesivo já clássico dos mocs dele dão um toque muito escpecial e que faz uma justa homenagem a marca de caminhões que a muitos anos rodam pelo meu Brasil.

Mais fotografias é somente clicar na foto. Parabéns Selander por mais um belo moc!

Moc: Shell Tanker


Tudo começou por causa da peça 6091 tinha 4 em amarelo e já a algum tempo queria fazer a frente de um truck com estas peças. Depois de pesquisar bastante, e motivado pelo Octan Truck do nosso amigo Selander fui as obras!
Pode parecer bobagem mas foi uma das cabines mais difíceis que já montei. Apelei para o snot, mas apenas na parte do meio da frente e a parte de baixo montei normalmente. Depois das clássicas 'tentativa e erro' cheguei a um modelo que ficasse do meu agrado. Aproveitei para colocar em prática algumas idéias que tinha em mente, como o escapamento no local tradicional, e o tanque de combustível redondo.
Para a carreta tinha a idéia de fazer completamente redonda utilizando as peças 6081 mas tenho apenas 2 em branco ficando para um proximo projeto de carreta tanque da marca Ipiranga!
Vamos a descrição do bruto:
- Grade frontal;
- Escada para acesso a cabine;
- Portas;
- Tanque de combustível;
- Escapamento como nos verdadeiros caminhões;
- Local para manqueiras de freio;
- Estepe na carreta;
- Dois extintores;
- Locais para escoamento do combustível com alavancas;
- Mangueira;
- Escada para subir no teto da carreta.
Mais fotos no Flickr ou no Brickshelf.

quinta-feira, março 11, 2010

Scania milk tanker by Selander

Navegando pelo Flickr, finalmente encontrei a galeria do nosso amigo Selander. Então não pude deixar de destacar este magnífico Scania Tanque para transporte de leite.

A cabine está fielmente imitando os verdadeiros Scanias e merece muitos elogios, principalmente por ser feito em 6W não em 8W ou mais, o retrovisor, o tanque de combustível na horizontal e paralamas dão um destaque muito positivo assim como peças arredondadas no alto da cabine.



Porém o melhor está no cilindro. Utilizar a peça 'Wheel Spoked 7x7x2 & 2\3' realmente não é nada fácil. Aparentemente por ser cilídrica é fácil adaptar a qualquer moc, mas suas medidas dificultam e muito qualquer MOC. A algum tempo tive muito trabalho para utilizar a peça neste MOC, mas por ser desafiadora, aprendi bastante e logo utilizarei ela novamente!

Parabenizo o Selander por conseguir encaixar tão bem a peça no caminhão, ficando de maneira correta no chassi, sem perder a beleza do MOC!



Na fotografia acima, vemos o caprixo que teve em representar detalhadamente o local aonde é escoado o leite. Parabéns Selander por mais este ótimo e criativo MOC!!!

quarta-feira, março 10, 2010

Container Truck

Para hoje vamos destacar um da velha geração, os tradicionais 4w! Este em especial me chamou muito a atenção pela quantidade de detalhes. Os trucks em 4w limitam bastante os 'acessórios' deixando mais desafiadora a a criatividade.

O moqueiro Masahiro Yanagi fez uma cabine com inúmeras cores, parachoque, grade do radiador cromada, escapamento, tanque de combustível, pesinhos para a carreta e dois contâiners que lembram bastante os verdadeiros.

Infelizmente não encontrei mais fotografias do moc, mas com esta já percebemos a beleza deste 'pequeno pesado'!!

domingo, março 07, 2010

Internacional Hopper

Depois de tantos pesados e leves, finalmente um bicudo!!

Vamos a algumas características do bruto:

- Escadas para acesso a cabine;
- Tradicionais luzes ao lado da escada;
- Duplo escapamento;
- Retrovisores;
- Antenas no teto;
- Manete do câbio ao lado do volante;
- Portas no lugar de painéis;
- Tanques de combustível
- Carreta para transporte de grãos em 'V' para melhor escoamento dos mesmos;
- Estepe na carreta;

Sinceramente não me inspirei em nenhum modelo LEGO, apesar de depois de pronto lembrar bastante o 7686 pelo estilo. Tirei apenas como base alguns Internacionais americanos e coloquei mãos a obra.

Trata-se do segundo e talvez último moc da frota da Trans Ussnegreli, quando apresentar a transportadora explico o porque de somente dois caminhões. O outro é o Hopper bi-trem

Inicialmente iria ser um bi-trem, mas como o espaço disponível na transportadora é pequeno decidi que este truck pucharia uma única carreta hopper, mas um pouco maior do que o modelo de bi-trem e com eixos separados dispensando um terceiro eixo*

* Aqui no Brasil temos umas carretas ao estilo 'Vanderléia' - infelizmente não sei porque tem este nome. Vanderléia são carretas com 2 ou 3 eixos separados - distância superior a 2,40 m entre eixos - permitindo assim que possam levar mais carga bruta por eixo do que as que tem eles juntos.

Mas este tipo de carreta apresenta alguns pontos fracos, como desgaste maior dos pneus, fadiga na estrutura, entre outros, gerando um custo de manutenção muito maior, mas se o frete compensar e tiver um caminhão forte puchando, vale a pena ter estes modelos na frota. Aqui uma típica vanderléia tanque.

Mais fotos no Flickr ou no Brickshelf.

segunda-feira, março 01, 2010

Scania Milk Truck


Apesar de ser bastante robusto e lembrar muito o chassi do set 7998 o construtor brickface conseguiu adequar bem o moc ao 6W. Trata-se de um Scania que transporta leite. As cores verde limão e branco ajudam a deixar o caminhão mais 'leve' para quem está olhando.
Gostaria de destacar a frente, com 'grades' comadas, parachoque arredondado, escadas de acesso à cabine, retrovisores e faróis de milha no alto, tudo muito bem colocado e distribuído. O adesivo reforça bastante a idéia de ser um Scania que mesmo que não tivesse já passa a impressão de ser um caminhão da marca.
O tanque de transporte está bom, combinando com o tamanho da cabine, assim como a caixa de ferramentas ao lado e na parte traseia. Mais fotos do bruto neste link no Brickshelf.
Related Posts with Thumbnails